| 
 
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Projetos do Wikinarua na Universidade de Brasília

E-mail Imprimir PDF
Índice do Artigo
Projetos do Wikinarua na Universidade de Brasília
Créditos
Downloads
Todas as Páginas

 

Wikinarua é uma rede social composta por quatro serviços principais: 1. Cartografia colaborativa com blogmaps; 2. ciberadio e ciberstreamtv, 3. software para dispositivo móvel, denominado de realidade urbana aumentada (RUA), 4. Enciclopedia (wiki) e um gamearte para dispositivo móvel denominado Cyber Ton Ton, em realidade aumentada. Além dos serviços principais, que visam a inclusão social pela arte, o wikinarua contém os  12 protótipos desenvolvidos com apoio do prêmio XPTA.LAB 2009.

1. Cartografia Colaborativa:

A interface gráfica leva o interagente, ao ser registrado, a colaborar com a sua comunidade a partir da rede social. Ela apresenta os seguintes temas:

- Artenarua - coloque aqui sua arte e mostre para o mundo. Fotos, vídeos, sons e texto.

- Culturanarua - mostre o que sua comunidade está fazendo para todos

- Histórias - conte a história de sua cidade, a sua ou o que você achar importante.

- Cultura material - Em arqueologia, é o conjunto de objetos , utensílios, ferramentas, adornos, meios de transporte, moradias, que formam o ambiente concreto de determinada sociedade. (apresente a cultura material do ambiente de sua cidade)

- Patrimônio histórico - refere-se a um bem móvel, imóvel ou natural, que possua valor significativo para uma sociedade, podendo ser estético, artístico, documental, científico, social, espiritual ou ecológico.) (Insira aqui informações sobre o patrimônio histórico de sua comunidade.

- Comunidade - Do ponto de vista da ecologia, comunidade – também chamada biocenose - é a totalidade dos organismos vivos que fazem parte do mesmo ecossistema e interagem entre si, corresponde, não apenas à reunião de indivíduos (população) e/ou sua organização social (sociedade) e sim ao nível mais elevado de complexidade de um ecossistema.) ( Fale de sua comunidade)

- Conflito – será que o conflito define o que somos? O conflito pode produzir união entre diferentes pessoas? As mudanças sócio-econômicas dos últimos tempos criaram uma situação mais ou menos conflituosa? A educação pode evitar o conflito? As comunidades estão em conflito em função dos problemas sociais? A educação pode tornar uma pessoa livre? E o conflito?

Ao inserir informações na cartografia e depois de registrado o interagente passa a deter um blogmaps, ou seja, uma cartografia pessoal e subjetiva, que poderá ser seguida pelos outros participantes e ainda comentada, ampliando assim sua base de dados.

O wikinarua é também um serviço em prol da sustentabilidade de comunidades, pois pode ser um meio de sobrevivência para comunidades tradicionais como as quilombolas e indígenas, assim como, para as comunidades menos favorecidas, de favelas. Como isso pode ocorrer? Por meio do turismo, e seus serviços disponibilizados na rede e nos dispositivos móveis, composta de informações culturais, imagens, vídeos e textos são inseridos, expondo a própria realidade daquela determinada comunidade para o mundo. Outra possibilidade é viabilizar a seriedade e o acompanhamento das autoridades e entidades ambientais, bem como assegurar instrumentos fiscalizatórios eficientes, que dãoao conceito de sustentabilidade uma forma e um poder agregador de idéias e formador de opiniões ainda muito maior quando veiculados através dos meios computacionais de comunicação.

Resumidamente, o wikinarua é uma rede social com foco na cartografia colaborativa. Ou seja, é uma forma inovadora de rede social onde toda a interação entre os usuários é realizada com a utilização de mapas como interface. Como toda rede social, para participar do Wikinarua é preciso se cadastrar preenchendo um pequeno formulário on-line.


Créditos

Professora doutora Suzete Venturelli

Coordenadora Geral

 

Sidney Medeiros

Coordenador de desenvolvimento

 

Desenvolvedores

Bruno Dias

Felipe Modesto

Igor Sousa

Thiago Vieira


Artistas

Amanda Moreira

Clarisse Teresa Barbosa Guimarães

Roni Ribeiro

Victor Valentim

Lauro Gontijo


Colaboradores

Ana Lemos

Claudia Loch

Rafaela Porto

Jonathan Venturelli Pic


Design de Interface

Bruno Braga

Celia Matsunaga Higawa

 

Urbis Poiética

Sheila Campello



Attachments:
FileDescriçãoFile size
Download this file (wikinarua.pdf)wikinarua.pdfManual para o Wikinarua879 Kb