| 
 
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Projetos na Universidade Federal do Piauí

E-mail Imprimir PDF

Quatro projetos estão sob a responsabilidade da Universidade Federal do Piauí, coordenados pelo professor Algeir Sampaio e desenvolvidos pelo GATE – Grupo de Arte e Tecnologia de Sistemas de Informação da UFPI, no LIPPO – Laboratório de Investigações e Pesquisas em Poéticas Digitais, situado no Campus de Picos.

O primeiro projeto é um game para celulares smartphones com base no sistema ANDROID, denominado “O dia da caça” que esboça uma preocupação ambiental com a extinção de parte da fauna da caatinga e do cerrado brasileiro. Desenvolvido no LIPPO pela equipe formada pelos alunos do curso de graduação em Sistemas de Informação do Campus de Picos Thomas Matheus, Denis Paiva e Carleandro Noleto.

O segundo projeto é um game para a plataforma PC (Desktops), denominado “Do Delta a Gyn” que explora as lendas urbanas das diversas regiões no trajeto entre o delta do Parnaíba na divisa entre o Piauí e o Maranhão e a cidade de Goiânia na região centro-oeste. Desenvolvido no LIPPO pela equipe formada pelos alunos do curso de graduação em Sistemas de Informação do Campus de Picos Francisco Cavalcante, André Lima, Bruno Rafael, Danilo Cândido e Wesley Bruno.

O terceiro projeto é um game para a plataforma da TV Digital, totalmente interativo, denominado “Estrada do Saber” que se propõe a testar os conhecimentos em cultura popular brasileira dos participantes. Desenvolvido no LIPPO pela equipe formada pelos alunos do curso de graduação em Sistemas de Informação do Campus de Picos Thomas Matheus, Denis Paiva, Aislan Maia e João Pedro.

O quarto projeto é um aplicativo para TV Digital que versa sobre o acervo natural do Parque Nacional da Serra da Capivara, denominado “TV Capivara”. Este aplicativo retrata as riquezas do parque num ambiente interativo trazendo informações sobre a realidade do parque e testando os conhecimentos dos usuários acerca da fauna e da flora deste monumento, localizado ao sul do estado do Piauí. Este projeto foi desenvolvido pela equipe do prof. Dr. José Valentim (UFRB) e seus alunos da UNIVASF com a colaboração da artista Clarisse Guimarães da UnB. Dessa forma, a UFPI pensa o desenvolvimento de tecnologia audiovisual, explorando a geração de conteúdo baseado na cultura brasileira, reforçando valores universais dentro do desenvolvimento de games e aplicativos.

link: 

http://cid-d7659ad6af823889.office.live.com/browse.aspx/.Public