| 
 
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Projetos na Universidade Federal de Goiás

E-mail Imprimir PDF

São quatro projetos consorciados vinculados a UFG, desenvolvidos no Laboratório de Investigação de Mídias Eletrônicas - LIME e do Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas - MediaLab UFG.

O primeiro produto é um aplicativo para desenvolvimento de animações interativas. Neste aplicativo, disponibilizado no site Wikinarua, o usuário poderá criar animações, vinculando-as hipertextualmente, em uma configuração interativa em seu roteiro. Deste modo o aplicativo possui dois módulos, sendo um primeiro para o desenvolvimento das animações e o segundo, chamado módulo de interação, destina-se a hipertextualização das animações criadas.

Existem vários aplicativos para a criação de animações, bem como existem várias animações interativas disponíveis na Internet. Este produto cria a possibilidade de, de modo facilitado e rápido, criar animações interativas, sendo exportadas em várias extensções de arquivo, podendo publicá-las em blogs, flogs e videologs, como o YouTube e no próprio site do Wikinarua.

O segundo produto é um jogo desenvolvido a partir do microblog Twitter. Desenvolvemos uma interface gráfica para transformar o Twitter em um jogo, dotando o site de elementos de jogabilidade. Diferentemente de criar um jogo para o Twitter ou outro site social, o produto altera o site como um todo, convertendo-o em um game. Blood & Brains foi o jogo criado, em referência a filmes de ficção científica dos anos 1940 e 1950. No game o jogador escolhe seu perfil e usa a munição de seguidores e twitts, podendo receber doações e melhorar sua munição, tiwwitando. Os embates ocorrem entre dois jogadores, em um prazo definido por eles.

O terceiro produto é um uma interface para interação a partir de visão computacional. Usando uma webcam que identifica gestos pré-determinado, o usuário aciona os elementos interativos da interface gráfica, sem a utilização de interfaces físicas, como mouse. O cursor é conduzido diretamente por gestos realizados pelo usuário. Sua utilização se dá em várias aplicações, como em apresentações de slides, TVs, DVDs e outros.

Nosso último projeto tem cunho teórico, e o pensamento se apresenta na forma de um blog disponível no site do wikinarua. No blog estão expressos os conceitos principais usados em nossos produtos, como a personalização das interfaces gráficas e as concepções de ciberespaço, que endereçam o desenvolvimento de produtos de interação remota, envolvendo todo o corpo, e não apenas os dedos.

Assim, interatividade, hipertextualidade, acesso remoto e inovação constituem eixos do pensamento que estrutura o trabalho desenvolvido pela etapa UFG do wikinarua.

Créditos

Projeto 1 - Animações interativas

Cláudio Aleixo Rocha, Flávio Gomes, Sandrerley Pires, Tobias Gonçalves Pires.

Projeto 2 - Jogabilidade em sites sociais

Vanderlei Cassiano Júnior, Bruno Galiza, Márcio Rocha, Murilo Borges Silva

Projeto 3 -· Interface de acionamento em visão computacional

Edoardo Bianco, Leonardo Eloi, Wilder Fioramonte, Vinícius Ranieri

Projeto 4 - Interfaces computacionais

Cleomar Rocha, Bruno Galiza, Vanderlei Cassiano, Wederson Arantes

Coordenação geral

Cleomar Rocha

Laboratório de Investigação em Mídias Eletrônicas - LIME

Cleomar Rocha (coord.)

Enia Moraes

Wilder Fioramonte

Vinícius Ranieri

Wederson Arantes

Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas - MediaLab UFG

Bolsista - apoio

Raquel Almeida


Attachments:
FileDescriçãoFile size
Download this file (Carro.zip)Carro.zip 3152 Kb
Download this file (Mario Canhão.zip)Mario Canhão.zip 3152 Kb
Download this file (tutorial.pdf)tutorial.pdf 118 Kb